segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fim da alfabetização.

Está chegando um momento muuuuuito especial para mim. A 1ª formatura, de muitas que virão com certeza, da Maria Eduarda.

Ela está completamente alfabetizada à alguns meses já.

Desde que ela era ainda um bebezinho eu contava historinhas para ela e parece que ela desenvolveu o gosto pelo negócio. Me pedia para ler histórias todos os dias e como sou normal igual a maioria das mães, tinha dias que eu não estava nem um pouco afim de ler nada. Mas ela não dava trégua e enchia a paciência dizendo: Mamãe, por favor, só uminha. Eu juro que não vou pedir para você ler outra.

Tinha dias que ela conseguia me convencer a ler e outros que eu realmente não lia nem "uminha" pra ela.

No aniversário dela de 4 anos, uma amiga de trabalho que conhecia muito bem o gosto dela pela leitura, lhe deu de presente um livro com 365 historinhas. Uma para cada dia do ano, aí que eu não tinha sossego mesmo. Tinha que ler a história do dia e quando não lia, no dia seguinte tinha que ler a atrasada para colocar o livro em dia. Era um grande prazer aqueles momentos, que por algumas vezes não valorizei.

Hoje, com ela completamente alfabetizada, quase não me pede mais para ler para ela. Lê sozinha no seu mundo fantasioso. Acho muito bonitinho quando ela diz assim: Quer que eu conte uma história para você mamãe??? Eu fico maravilhada, encantada e babando mesmo de ver como minha filha está se tornando cada dia mais independente. Imagina só, agora é ela quem lê para mim.

Ela lê tudo por onde passa, jornal, internet e livros de histórias que compro, que pego emprestado na escola e o melhor disso tudo é que ela lê com prazer e quando aparece alguma palavra que ainda não compreende o sentido, quer logo saber o significado, para entender o que está lendo.

Sou extremamente orgulhosa da minha filha ser tão inteligente, esperta, atenta a tudo (minha sogra diz as vezes assim: Duda desliga a antena um pouco).

Meu prazer de vê-la descobrir o mundo encantado das letras foi dobrado, porque além de acompanhar cada barulhinho, tudo isso ainda aconteceu através da minha irmã (que era sua professora até o João nascer e graças a Deus ele nasceu bem no finalzinho do ano).

Finalmente o ano letivo para ela chegou ao fim. A formatura será no domingo e lá estarei toda orgulhosa para aplaudir a subida do 1º degrauzinho de uma escada que com certeza será muito grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário