quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Consciência Política aos 8 anos

Quem conhece as histórias de Duda sabe que ela é uma menina atípica. Praticamente todas as situações que as crianças da idade  dela passam e dificilmente reclamam, reivindicam, cobram atitudes, etc... por ela não passa despercebido. Ela me cansa muitas vezes com seus questionamentos sobre tudo e todos. Mas até entendo que eles reclamem mesmo de tudo com os pais. São sempre as mesma situações: Por que fulano pode ir e eu não posso????  Por que eu não posso usar isso??? E por aí vai.
Portanto minha criaturinha não se limita a questionar sua família, ela questionar qualquer um que ela entenda que feriu os seus direitos. 

A mais recente e que eu realmente cutuquei ela, pois queria saber até onde ia a ousadia dela em falar sobre diversos assuntos, foi na semana passada. Estava passando na tv uma propaganda do dia da Consciência Negra. Eu estava na sala e ela sentada na varandinha. No momento do comercial eu falei: É engraçado, não existe dia da consciência branca. Ela imediatamente respondeu com um enorme tom de ofensa, que era um absurdo o que eu estava falando. Ainda não satisfeita com a resposta dela, cutuquei mais um pouco e disse: Ué, absurdo por quê??? Mas revolta ainda ela disse: Os brancos sofreram como os negros para ter um dia em homenagem a eles???? Você esqueceu que os negros foram escravos por muitos anos e sofreram muito???? A indignação dela era intensa. Gargalhei e disse: É filha, você veio mesmo de encomenda para a mamãe. Ouvi tudo que eu espera realmente ouvir de uma menina que sempre questiona o que ela acha incoerente. 

É engraçado como ela não se sente intimidada com ninguém. Se ela entender que está com a razão então, sai  de baixo. Ela e a van é um caso à parte. Sempre tinha uma história. Estava sempre recebendo telefonemas da senhora da van para relatar algum caso e para se desculpar por alguma coisa que ela fazia e a Duda não perdoava. Entre muitas coisas que aconteceram na bendita van tem a Rebelião das meninas. Lideradas por Duda é claro. 

A história foi a seguinte. O carro do transporte quebrou, era uma van que transportava 14 crianças. Só que enquanto o bendito carro estava no conserto foi colocada uma doblo para transportar as mesmas 14 crianças. Resultado: criança com criança no colo. Aí o negócio esquentou e a Duda mobilizou todas as meninas da van para não entrarem no carro, porque segundo o relato dela  a situação era um absurdo porque ela estavam com crianças no colo delas e a ajudante do motorista ia toda fresquinha sentada na frente sem ninguém no colo. 

Quando foi questionada sobre o por que ela não queria entrar no carro, logo disparou que era uma absurdo aquela situação e que eu não pagava para ela ir daquele jeito e que também ela tinha o direito de ir com o ar condicionado do carro ligado e que eles não faziam para economizar gasolina.

É claro que recebi um telefonema com a reclamação do comportamento dela. Tive que ter a tranquilidade para conversar com ela e deixar claro que não aprovava a falta de respeito dela com uma pessoa mais velha, mas que ela  tinha toda razão no que reivindicava. Graças à Deus a situação foi logo resolvida e pelo menos esse problema foi resolvido. E teve muitas outras situações que se eu fosse relatar aqui viraria um livro.

Essa monstrinha só tem 8 anos. Imagina quando tiver 18 ????  Já disse que ela mais parece filha de Tânia Mara. rsrsrsrsrsrs

Beijos e até.

P.s Já disse para a Duda que não quero que ela seja funcionária pública, porque já imagino ela na porta do Palácio Guanabara fazendo passeatas, com a cara pintada e acampada lá. E aí o coração de mãe não aguenta essa preocupação não. Portanto sabemos que não decidimos o futuro de nossos filhos, muito menos de um filho com essa personalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário